Como se preparar para as vendas de Natal em 2021?

Como se preparar para as vendas de Natal em 2021
Saiba mais sobre as preferências dos consumidores para as vendas de Natal. A WayUp te ajuda a garantir resultados positivos nesta data tão importante!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ano de 2021 já está acabando e as vendas de Natal estão se aproximando. Esse é um período muito aguardado pelo comércio varejista, já que se iniciam as compras de fim de ano. 

Nessa época, a procura por itens como vestuário e calçados  aumenta, as pessoas presenteiam a família e amigos e, ainda, gastam mais com alimentos para a ceia de Natal.

É o cenário perfeito para o varejo lucrar mais, em especial quando o mercado está aquecido. Este ano  ainda estamos vivendo no meio de uma pandemia e a inflação está alta, impactando diretamente no poder de compra do consumidor. 

Então, o que esperar para as vendas de Natal de 2021? Quais são as tendências de consumo? Como se preparar para alcançar um bom patamar de vendas? Neste artigo, você vai encontrar as respostas para essas perguntas. 

Boa leitura!

Tendências de compras para o Natal 2021

O comércio varejista de vários segmentos pode lucrar com as vendas de fim de ano. Confira quais são os principais itens que devem ser tendência de consumo nas compras do Natal 2021.

Vestuário

O vestuário é um setor que fica sempre em alta nas vendas de Natal. Afinal, as pessoas compram roupas novas para usar no dia da festa, já que é uma ocasião especial. Além disso, também é um produto muito escolhido para presentear amigos e parentes.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IEMI, a preferência dos consumidores pelos artigos de vestuário lideram a intenção de compra durante o período natalino com 55%. Nos últimos anos o setor do vestuário sempre tem aparecido como a principal opção.

Alimentos e bebidas

Outro segmento que costuma apresentar bons índices de vendas de Natal é o ramo de alimentos e bebidas. 

Isso acontece, porque a tradição natalina  tem alguns pratos essenciais para a ceia e as comemorações com colegas de trabalho e amigos costumam ser em volta da mesa.

Em vista disso, a procura por alimentos nos supermercados aumenta consideravelmente durante a época de festas de fim de ano. 

Eletrodomésticos

Segundo o levantamento do Cuponomia, no ano de 2020, 42% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar produtos eletrodomésticos para as festas de fim de ano, e 22% decidiram investir na obtenção de smartphones. 

Esses dados evidenciam uma das tendências de vendas para o Natal que vem crescendo nos últimos anos: o aumento de pessoas que adquirem eletrodomésticos durante esse período. Em parte, esse fato se deve ao aumento da renda  proporcionada pelo pagamento do 13° salário no final do ano. 

Brinquedos

Por último, vale ressaltar que o Natal é um período de reencontro entre os familiares. Assim, muitos aproveitam a ocasião para presentear as crianças da família e, com isso, as vendas de brinquedos crescem bastante nesse período. 

Além disso, muitos pais decidem esperar a época de fim de ano para dar aos filhos um presente especial como forma de recompensa pelo desempenho escolar, caso este tenha sido satisfatório. 

Entretanto, muitos comerciantes ainda possuem dúvidas sobre como se preparar para as vendas de Natal.

Como se preparar para as vendas de Natal

 Veja algumas dicas simples, mas que podem fazer a diferença nesta data tão especial !

Prepare o estoque 

A preparação para as vendas de natal começa com o estoque, já que a empresa precisa garantir que vai ter quantidade suficiente de produtos para atender a demanda.

Não importa qual seja o segmento de atuação do varejo, é essencial analisar quais são os itens de maior interesse do público no seu segmento de atuação e se certificar que eles estejam disponíveis para compras

Pense em promoções atrativas

As épocas festivas possibilitam a criação de promoções temporárias que podem atrair um maior número de pessoas para o seu comércio como: oferecer descontos por produtos ou forma de pagamento e presentear seus clientes com brindes, a partir de um determinado valor gasto.

Invista em comunicação segmentada

Além de ofertar promoções, é fundamental garantir que o modo de comunicação com o público favoreça o engajamento e o fechamento de vendas

Com isso em mente, é interessante estabelecer a persona do negócio, que é uma representação fictícia do cliente ideal. Dessa forma você vai saber como atrair o perfil ideal de consumidor ao se comunicar. Com essa estratégia, dentre outras características, vai ser possível definir:

  • canais de contato;
  • linguagem apropriada;
  • assuntos de interesse.

Ofereça condições de pagamento atrativas

Em decorrência da pandemia da Covid-19, diversas famílias passaram a enfrentar problemas econômicos, pois, devido ao isolamento social, tiveram redução na renda. Além disso, o país está enfrentando problemas com os altos índices de inflação. 

Como resultado, muitas pessoas querem economizar nas compras de Natal. Por isso, disponibilizar condições de pagamento atrativas pode ser o grande diferencial do comércio e garantir a concretização de vendas.  

Nesse sentido, existe a possibilidade de oferecer crédito fácil e rápido para os clientes por meio de cartões private label. A vantagem desse método é que o lojista pode criar suas próprias condições de pagamento e passa a criar a sua base de clientes.

Diversifique os meios de pagamento 

Cada pessoa tem as suas próprias preferências na hora de escolher por esta ou aquela forma de pagamento. Neste caso, o ideal é que o comércio forneça variadas opções, como:

  • Dinheiro;
  • Cartão de Crédito Cartão de Débito e o queridinho do momento, o PIX

Atualmente, os lojistas podem contar também com os cartões private label , que permitem a oferta de compras com parcelamento e taxas de juros mais atrativas.

Além disso, também é um modo de conceder crédito à parte da população que, devido às mais diversas circunstâncias, não tem acesso a esse serviço. Com isso, o lojista consegue ampliar sua base de clientes e aumentar a sua venda.

Aproveite para fidelizar clientes

 As vendas de Natal são uma excelente oportunidade de fidelizar os clientes do comércio varejista e por isso, é importante que o lojista crie estratégias que tenham o objetivo de estabelecer um relacionamento com o consumidor.

Dentre essas estratégias, podemos destacar:

  • personalização do atendimento;
  • promoções especiais para os clientes assíduos;
  • programas de fidelidade

Aumente suas vendas de Natal com a WayUp!

O período de vendas do Natal 2021 pode ser muito vantajoso financeiramente para a sua empresa. Mas é essencial estar preparado para atrair e fidelizar os clientes ideais

Por isso é fundamental direcionar os seus esforços no sentido de disponibilizar múltiplas opções de pagamento ao seu consumidor. 

A WayUp proporciona diversas soluções para o lojista e seus clientes. Uma dessas soluções é o WayCard, um cartão que pode ser totalmente personalizado para as necessidades do seu comércio. 
Conheça mais os benefícios do WayCard, garantindo o sucesso de vendas não só no Natal, mas em todas as épocas do ano!