Cartão de loja ou crediário digital: qual é a melhor opção?

Cartão de loja ou crediário digital: qual é a melhor opção?
O que é crediário digital e o que é cartão private label? Qual é a melhor opção de oferta de crédito? Confira!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você procura oportunidades para facilitar o acesso ao crédito aos clientes do seu comércio varejista? 

Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, no Brasil 34 milhões de cidadãos possuem acesso limitado ao sistema bancário. No total, “são 16,3 milhões de pessoas desbancarizadas, ou seja, sem conta em banco; e outras 17,7 milhões sub-bancarizadas, ou seja, que utilizam pouco ou não têm acesso aos produtos e serviços disponíveis no mercado”.

Esses dados demonstram que uma boa parte da população brasileira ainda enfrenta muitos problemas quando o assunto é o acesso ao crédito. Diante desse cenário, uma boa opção é disponibilizar soluções, como o cartão de loja e crediário digital

Desse modo, um número maior de pessoas consegue ampliar o poder de compras e realizar os seus sonhos. Por outro lado, para a empresa, há o benefício de obter um aumento no faturamento. 

Mas qual serviço é o melhor para o seu negócio? Entre o cartão de loja e o crediário digital, qual escolher? Conheça os detalhes sobre cada uma dessas soluções!

O que é o crediário digital? 

O crediário digital, ou carnê digital, é uma forma de pagar por um produto e/ou serviço, parcelando uma compra com preço mais alto em prestações mensais com valores mais baixos.

Esse sistema é o mesmo já utilizado em lojas físicas pelo Brasil. A rede de lojas Casas Bahia, por exemplo, é um exemplo muito conhecido pelos consumidores. No entanto, com o aumento das vendas online, houve uma migração desse modo de pagamento para o ambiente virtual

Como funciona o crediário digital?

Para o negócio, o primeiro passo é verificar quais produtos ou categorias de itens valem a pena ser vendidos por meio do carnê digital. Após a seleção, o ideal é disponibilizar essa informação no site para o cliente. 

Feito isso, quando o consumidor decidir realizar uma compra, antes de concretizar a efetuação, o processo vai para análise de crédito. Nesse sentido, dentre outros dados, a empresa vai pesquisar:

  • informações pessoais e residenciais;
  • dados profissionais;
  • restrições em instituições financeiras;
  • comprometimento de renda.

O objetivo dessa verificação é tentar diminuir o risco de inadimplência após a compra, garantindo que o cliente tenha condições de pagar as parcelas mensais. Além disso, um dos objetivos dessa pesquisa é evitar que a organização caia em um golpe de fraude de identidade

Entretanto, é digno de nota que o crediário não dá acesso livre ao crédito e o processo é realizado exclusivamente para uma única compra. Por isso, toda vez que um consumidor desejar adquirir um novo item, será necessário uma nova aprovação para se abrir um novo crediário.

Em vista disso, muitos lojistas buscam por outras alternativas a fim de fornecer crédito aos clientes; uma dessas soluções que vem sendo bastante procuradas pelos lojistas tem sido a preferência pelo uso do cartão private label. 

O que é um cartão de loja?

O cartão de loja, também conhecido como private label, é um tipo de cartão disponibilizado para os comerciantes varejistas que disponibiliza crédito aos clientes apenas para uso nos estabelecimentos da marca.  

Além disso, o private label não possui vínculo com outras bandeiras para a realização das transações comerciais. Dessa forma, é um benefício exclusivo do comércio para os seus consumidores, ampliando o poder de compra do cliente

Vale ressaltar que o cartão de loja pode ser personalizado com a identidade visual da empresa, o que ajuda a consolidar as suas estratégias de marketing.

Como funciona o cartão de loja (private label)?

private label usa recursos tecnológicos durante a análise de crédito. Dessa forma, o processo se torna mais ágil e seguro, e o cliente já pode efetuar o pagamento usando esse método logo após a aprovação.

Cabe ressaltar, também, que o cartão de loja não é vinculado a um item específico, e o consumidor pode comprar qualquer produto e na quantidade desejada, desde que não ultrapasse o limite de crédito aprovado. O processo é muito mais simples pois não é necessário passar novamente pelo processo de análise em outras compras futuras, conferindo agilidade às compras. 

Outro fator interessante é a possibilidade do cliente parcelar o valor total gasto e pagar a fatura na própria loja ou no seu banco. Para o lojista, a gestão de cobrança se torna mais fácil, pois a administradora do cartão realiza a atividade, com o uso de tecnologia o que diminui grandemente os riscos de inadimplência.

Qual é a melhor opção: crediário ou cartão de loja? 

O crediário digital proporciona, em certa medida, a realização de compras por pessoas que não possuem acesso ao crédito no mercado.  

No entanto, em comparação com o private label, o crediário é um método de pagamento muito restrito. Como dissemos anteriormente, todo o processo de análise de crédito só serve para a realização de uma única compra por vez. 

Por outro lado, dentre as vantagens do cartão de loja, é válido destacar:

  • análise de crédito: o processo ocorre mais rapidamente e de modo imparcial utilizando tecnologia de ponta como a Inteligência Artificial;
  • customização das condições de pagamento: o lojista escolhe as condições de parcelamento que considera mais apropriadas para o seu estabelecimento e para seus clientes;
  • aumento do ticket médio: o poder de compras dos clientes fica maior e, assim, eles conseguem gastar mais no seu comércio;
  • criação de relacionamento: o conhecimento do perfil do consumidor na sua base de clientes permite realizar atividades de relacionamento e reconhecimento.. 
  • fidelização de clientes: o private label é exclusivo para a sua loja e por isso, as pessoas vão precisar retornar ao estabelecimento, caso queiram efetuar novas compras com o cartão.

Em vista de todos esses benefícios, fica claro que em comparação com o crediário digital, o cartão private label é uma opção muito mais vantajosa para o negócio

Em 2022, inove as suas vendas com a WayUp!

Com o objetivo de aumentar o faturamento da sua loja, é fundamental elaborar estratégias que facilitem o acesso ao crédito para os seus consumidores. Entre as opções disponíveis, o private label demonstra ser um método eficiente e vantajoso.

Por exemplo, no caso do WayCard entre outras vantagens, o cliente terá acesso a:

  • concessão de crédito muito mais rápida e segura por meio do uso de Inteligência Artificial;
  • organização de pagamentos (o cliente pode escolher melhor data de vencimento e acompanhar os saldos);
  • histórico de compras via aplicativo.

Já para o lojista, é possível melhorar o planejamento financeiro e a gestão do fluxo de caixa. Além disso, o empreendedor conta com o suporte da WayUp em todos os processos. 

Pensando em todos esses benefícios, que tal implementar o WayCard em sua loja?