Como o recursos humanos pode ajudar o varejo

Conversa no recursos humanos
A área de recursos humanos é conhecida pela tarefa de recrutamento de pessoas. Mas, na verdade, o processo é muito mais complexo e a contratação deve levar em conta, e de forma clara, os objetivos da empresa. Saiba como fazer isso corretamente?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

RH ou recursos humanos é uma área que funciona de forma estratégica dentro de uma empresa. É o setor responsável pelo recrutamento de talentos e também trabalha em prol de um objetivo: fazer com que colaboradores e gestores atinjam as metas estabelecidas para ambas as partes, mantendo uma relação positiva de trabalho. 

Ou seja, se antes o setor de RH era visto apenas como aquele que emprega e demite, hoje está ao lado da gestão, contribuindo para a tomada de decisões de forma inteligente. Vamos saber mais sobre a contribuição deste setor para o varejo

Principais desafios da gestão de recursos humanos 

A gestão de recursos humanos precisa trabalhar com foco em pessoas e não mais em processos. Por isso, é responsável por algumas atividades que fazem parte do dia a dia das empresas. Dentre as principais, podemos citar:

Atrair talentos 

Este talvez seja o principal desafio do RH. Isso porque atrair talentos não quer dizer apenas contratar, mas sim selecionar profissionais alinhados com a empresa e que possam, de fato, contribuir para o seu crescimento, evitando o turnover, do qual falaremos mais adiante.

Capacitar colaboradores 

A capacitação de colaboradores é essencial para que a equipe entregue aquilo que se espera dela. Mas, também não é uma tarefa fácil. É preciso conhecer os pontos fortes e fracos de cada indivíduo para estimulá-los e ajustá-los, se for o caso.

Desenvolver uma cultura organizacional 

Desenvolver uma cultura organizacional é importante para que o recrutamento de colaboradores seja, de fato, eficiente e não acabe em uma rápida demissão. Com esse cuidado, a seleção se torna mais assertiva e voltada para o foco da empresa.

Além disso, a cultura organizacional cria um senso de coletividade e melhora as relações interpessoais. Essas características contribuem para reduzir o número de conflitos e problemas de relacionamento.

Motivar a equipe 

Motivação é essencial para que o colaborador vá além das suas funções básicas dentro da empresa. Envolve boas condições de trabalho, salários e benefícios condizentes com a categoria, dentre outros.

Gestão de documentos 

Documento é o que mais existe em um setor de recursos humanos. Além do grande volume de arquivos, também há as informações sigilosas dos colaboradores que não devem ser expostas. Por isso, gerir toda essa demanda é algo desafiador.

Investir em digitalização, automatização com sistemas integrados, fluxos mais simples, técnicas de armazenamento e destruição segura de dados são algumas medidas que podem ser adotadas.

Dica: Política de crédito: saiba a importância e como criar

Benefícios da gestão de RH para o varejo

Será que a gestão de recursos humanos é mesmo vantajosa para o setor de varejo? Não há dúvidas que o RH só tem a contribuir para uma interação mais positiva entre colaborador e gestor, em todas as etapas dessa relação. Vamos conhecer os principais benefícios.

Integração dos colaboradores 

Cabe ao setor de RH pensar em maneiras de integrar o novo colaborador à equipe já existente, a fim de reduzir os conflitos e diminuir o período de adaptação. Essa integração também é benéfica para a empresa, pois melhora a aprendizagem do profissional e estimula o seu bom desempenho.

Equipe qualificada 

Como vimos, a gestão de recursos humanos vai além de contratar e demitir. O seu papel é montar uma equipe realmente qualificada, alinhada à cultura organizacional, eficiente e empenhada em alcançar os objetivos propostos.

Satisfação do cliente 

O cliente é quem mais ganha quando a empresa possui uma equipe de trabalho engajada, motivada e eficiente. Afinal, é o colaborador que mantém contato direto com o consumidor, e é a partir dessa interação que o cliente forma uma imagem positiva ou negativa da loja.

Aumento do lucro e da produtividade 

Colaboradores motivados, que têm suas ações reconhecidas e vivenciam um ambiente de trabalho acolhedor e confortável, executam suas funções com mais propósito, resultando em aumento efetivo da produtividade.

Em resumo, com uma gestão de recursos humanos eficiente e objetiva não é só a empresa que sai ganhando, mas toda a equipe de trabalho, além do consumidor daquela marca.

Como recrutar talentos? 

Vimos no começo deste artigo que recrutar talentos é um desafio para a área de recursos humanos e que exige muito planejamento, estudo e adoção de técnicas, com o objetivo de reduzir os erros e aumentar a eficiência. Veja agora como atrair bons colaboradores para o seu negócio.

Conheça sua empresa 

Definir e dominar o perfil da sua empresa são tarefas fundamentais para identificar se o candidato e suas qualificações se adequam ou não àquela vaga em aberto. Desta forma, é possível filtrar as melhores opções e reduzir os erros de contratação.

Entenda as necessidades dos gestores 

O RH não trabalha sozinho. Como vimos, não há mais lugar para aquela atuação burocrática dispensada ao setor. A parceria deve ser estabelecida com os gestores, e é importante que eles também deem as suas opiniões e exponham as suas necessidades. Só assim, a seleção pode acontecer com mais assertividade.

Faça uma boa descrição da vaga 

Vagas com descrições genéricas tendem a atrair profissionais genéricos também. Quanto mais específica e detalhada for a vaga, maiores serão as chances de atrair aqueles profissionais que realmente se identifiquem com a posição, descartando aqueles que não têm um objetivo claro.

Explique a cultura organizacional 

Para que a relação entre empresa e colaborador seja de excelência, ambos devem estar conectados. Ou seja, os dois precisam ter um perfil similar ou o desligamento será inevitável. Por isso, a cultura organizacional da empresa deve estar muito explícita durante a divulgação da vaga e também ao longo de todo o processo seletivo. Assim, há menos chances de uma contratação equivocada.

Dica: Saiba as principais causas de inadimplência de seus clientes

Você conhece o termo turnover? 

Turnover significa rotatividade de funcionários. Você pode até nunca ter ouvido falar no termo, mas já deve ter percebido essa característica em alguma empresa. Evitar o turnover também é um desafio para o RH, especialmente no varejo.

Quando essa rotatividade se torna um problema? Quando um funcionário vai embora, independente do motivo, a empresa precisa contratar outro, o que já demanda bastante trabalho. Mas, essa não é a única questão.

A troca frequente de colaboradores gera custos para a empresa, atrapalha a produtividade e desestabiliza o restante da equipe. Além disso, a urgência em preencher a lacuna pode resultar em contratações genéricas e aleatórias.

O turnover ainda pode prejudicar a imagem da empresa no mercado, podendo causar insegurança em clientes e parceiros. Então, como evitar o rodízio de funcionários? Confira algumas dicas:

  • Invista em capacitação e treinamentos frequentes;
  • Fortaleça a cultura organizacional da empresa;
  • Melhore o ambiente de trabalho do colaborador;
  • Trabalhe sempre com foco na satisfação do cliente, sabendo que o bom trabalho da equipe é essencial;
  • Motive a sua equipe com bons salários, benefícios, oportunidades de crescimento, planos de cargos e carreiras e reconhecimento profissional.

Melhore suas vendas com a WayUp

Agora, você já sabe que a área de recursos humanos é muito mais complexa do que se imagina, uma vez que trabalha de forma estratégica, com planejamento e objetivos alinhados ao que a empresa precisa. Portanto, é um trabalho que deve ser executado com bastante cuidado e atenção.

Adotar técnicas de gestão ainda é um desafio para você? Conheça os serviços da WayUp e aproveite suas vantagens. Nós oferecemos cartão de crédito próprio da loja, programa de fidelidade e clube de vantagens. Veja alguns benefícios:

  • Assertividade na liberação de crédito com machine learning;
  • Isenção de taxas sobre as vendas; 
  • Melhora do relacionamento com os clientes;
  • Aumento do poder de compra do seu cliente. 

Saiba mais sobre os serviços da WayUp.