Saiba o que é análise SWOT e seus benefícios para o varejo

Saiba o que é análise SWOT e seus benefícios para o varejo
A análise SWOT é uma ferramenta muito útil para ajudar a empresa a colocar em prática um projeto ou tomar uma decisão importante, aumentando as chances de bons resultados e diminuindo os riscos existentes. Saiba o que é, como adotar e quais as vantagens da análise SWOT para o seu negócio.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando precisa gerir um negócio com eficiência, garantindo bons resultados para a empresa, o gestor deve conhecer e aplicar diferentes técnicas de gestão criadas exatamente para tornar esse processo mais fácil. A análise SWOT é uma ferramenta bastante conhecida no mundo do marketing e que se tornou muito importante para o crescimento de uma empresa. Conheça mais sobre a análise SWOT e seus benefícios para o varejo.

O que é análise SWOT ou análise FOFA? 

Análise SWOT é uma ferramenta de gestão criada com o objetivo de levantar informações sobre um cenário atual e, a partir desses dados, tomar decisões mais sensatas, menos arriscadas e com mais chance de darem certo.

A técnica pode ser aplicada no âmbito pessoal ou profissional e procura minimizar os riscos, fortalecer características já existentes, tirar o melhor proveito das oportunidades e melhorar aquilo que não traz benefícios para o negócio.

A análise SWOT foi criada por um consultor empresarial em 1960. O nome é, na verdade, uma sigla em que cada letra tem um significado:

  • S (Strengths) – Forças
  • W (Weaknesses) – Fraquezas
  • O (Opportunities) – Oportunidades
  • T (Threats) – Ameaças

Como podemos observar, quando traduzidos para o português, os termos formam uma outra sigla interessante: FOFA. E é por isso que a análise SWOT também é conhecida como Matriz FOFA ou Análise FOFA. O objetivo e as definições, no entanto, permanecem os mesmos.

Dica: Saiba as principais causas de inadimplência de seus clientes

Conceitos da análise SWOT 

Os conceitos da análise SWOT se dividem em duas categorias: ambiente interno e ambiente externo. É importante observar com detalhe cada uma delas e seus conceitos correspondentes, já que eles se complementam e permitem uma visão ampla de toda a empresa ou da situação que está sendo avaliada. Vamos conhecê-los?

Ambiente interno 

O ambiente interno se refere às características próprias da empresa, aquilo que ela pode controlar, modificar e corrigir. Ou seja, é o que está ao seu alcance. Aqui, temos dois conceitos:

Forças 

As forças são o ponto forte da empresa, aquilo que ela tem de melhor, que não pode ser encontrado na concorrência e que agrega muito valor ao negócio. Podemos citar:

Fraquezas 

As fraquezas são o ponto fraco do negócio. Aquela característica que traz prejuízos e atrapalha o crescimento, mas que está ao alcance do gestor e da equipe para ser corrigida. Alguns exemplos são:

  • a falta de processos definidos;
  • a ausência de parceiros especializados;
  • não realizar uma análise correta na concessão de crédito

Para descobrir quais são as forças e as fraquezas do negócio, é importante conhecer a fundo a empresa e como o cliente se relaciona com ela. Analisar resultados e ações e envolver a equipe na reunião de dados também são importantes. 

Ambiente externo

O ambiente externo diz respeito a situações que não podem ser controladas pelo gestor, mas que impactam negativamente ou positivamente o negócio. Os conceitos são:

Oportunidades 

As oportunidades são situações que podem render bons frutos para a empresa e que não devem ser desperdiçadas. Para captá-las, é preciso estar muito atento ao mercado e ter uma percepção muito sensível do que pode ser útil naquele momento ou futuramente. São exemplos:

  • inclusão digital do negócio;
  • oferta de produtos diversificados;
  • diferentes meios de pagamento disponíveis no mercado, o que aumenta o poder de compra.

Ameaças 

Assim como as oportunidades, as ameaças não podem ser controladas pelo gestor, mas ele pode se preparar ao máximo para elas, reduzindo os seus riscos e danos.

As ameaças incluem as crises econômicas, políticas, ambientais e sanitárias, por exemplo. É um aspecto que também deve ser monitorado periodicamente para que a empresa não seja pega de surpresa quando algo importante acontecer.

Benefícios da análise SWOT

Quando construída de forma honesta, detalhada e correta, a análise SWOT oferece muitas vantagens para a empresa, pois permite uma visão muito bem planejada, organizada e realista da situação que a companhia enfrenta naquele momento. Conheça os principais benefícios a seguir.

Crescimento empresarial 

A análise SWOT possibilita uma compreensão mais abrangente e assertiva do mercado, fazendo com que novas oportunidades de crescimento sejam descobertas e aproveitadas para o fortalecimento da empresa.

Otimização de processos 

Quando a empresa consegue identificar quais são as suas fraquezas, ela percebe o que precisa ser melhorado, podendo traçar planos para corrigir erros e agilizar situações e processos que antes eram ineficientes ou demorados.

Fortalecimento da marca 

A análise externa melhora a percepção da empresa por parte dos gestores em comparação com os concorrentes. Assim, é possível desenvolver ações para fortalecer a marca e se destacar no mercado, melhorando a competitividade e criando um crescimento sustentável.

Clientes satisfeitos 

Quando a empresa se empenha em melhorar suas fragilidades e otimizar os processos, não é só ela que sai ganhando, mas também os seus clientes. A análise SWOT oferece um melhor entendimento da relação entre os colaboradores e consumidores, mantendo as qualidades e melhorando os pontos negativos.

Dica: Por que atualizar a base de dados do seu negócio? 

Como aplicar a análise SWOT no varejo? 

Tirar a análise SWOT do papel é muito simples, mas exige do gestor e da equipe de trabalho atenção plena, direcionamento e honestidade na hora de coletar as informações. Confira o passo a passo:

  1. Reúna a equipe e levante questões sobre as forças e as fraquezas do negócio.
  2. Estude relatórios, resultados de campanhas e vendas, conheça as dificuldades enfrentadas e registre tudo.
  3. Estude também o ambiente externo e tudo que se relaciona com o consumo dos seus clientes, como as mudanças na economia e na política, as transformações culturais, os problemas naturais e geográficos, o surgimento de novas tecnologias etc.
  4. Monte a matriz anotando em cada quadrante as informações dos conceitos listados. Seja objetivo e escreva, primeiro, aqueles considerados mais relevantes para a empresa.
  5. Estude a matriz FOFA montada e verifique se o cenário é favorável para a decisão que você deseja tomar ou o projeto que precisa iniciar.
  6. Transforme os conceitos em estratégia. Defina metas viáveis para reforçar os pontos fortes, corrigir as falhas, identificar e tirar proveito das oportunidades, além do plano para reduzir os riscos das ameaças.

Confira um exemplo simples da matriz SWOT aplicada em uma loja de varejo que deseja implantar um sistema de pós-venda em sua empresa. 

Força: uma lista de clientes com contatos atualizados e variados;

Fraqueza: falta de equipe especializada em atendimento ao cliente;

Oportunidade: uso cada vez mais intenso dos recursos digitais por parte do público consumidor;

Ameaça: concorrência com um sistema de comunicação já organizado e bem definido.

A partir dessas informações, basta traçar estratégias para cada tópico, como: 

  • gerenciar os dados existentes, mantendo-os atualizados;
  • montar uma equipe de atendimento e treiná-la para este objetivo;
  • adotar as novas tecnologias no dia a dia da empresa e disponibilizá-las ao consumidor;
  • monitorar a concorrência e perceber onde a sua empresa pode inovar e cobrir aquilo que ainda não está sendo trabalhado.

Aumente o faturamento da sua empresa com a WayUp

A análise SWOT permite que você amplie os resultados da sua empresa, melhorando a visão que os clientes e o mercado têm da organização. Com a WayUp, você pode alcançar um patamar ainda mais alto

A WayUp, administradora de meios de pagamento, oferece serviços diversos, como cartão de crédito próprio, cartão fidelidade e clube de vantagens, com as principais tecnologias do mercado: Biometria Facial, Inteligência Artificial e Machine Learning.

Nossas ferramentas ajudam a aumentar as forças do seu negócio e reduzir as fraquezas, a partir da ampliação dos meios de pagamento, análise completa para concessão de crédito, construção de um programa de fidelidade personalizado e muito mais.

Conheça a WayUp e aproveite nossos benefícios!